Recorde do líder Galo e ‘condenação’ do Figueira na era dos pontos corridos

Atlético-MG tem melhor aproveitamento da história no turno do Brasileirão, enquanto o lanterna a esta altura, desde que tem 20 clubes, sempre cai

O que o Atlético-MG fez no primeiro turno do Campeonato Brasileiro, nenhum outro time havia conseguido até hoje. Um aproveitamento recorde de 79,6%, com um jogo a menos (contra o Flamengo). No entanto, mesmo que perca a partida que foi adiada para 26 de setembro, a equipe mineira vai seguir com o melhor percentual na era dos pontos corridos: 75,4% se perder, 77,2% se empatar ou incríveis 80,7% se vencer. Diante de todos esses números, a torcida atleticana tem motivos para se animar com um possível título, mas os adversários também podem manter as esperanças em desbancar o líder.

Além do bom momento de Ronaldinho e seus companheiros em campo, o otimismo alvinegro ainda pode ter como base o que aconteceu de 2003 para cá. Em nove Brasileiros disputados com o atual regulamento, o campeão do turno ficou com a taça em sete oportunidades, ou seja, 78% das vezes. Por outro lado, o melhor desempenho em um turno até então havia acontecido em 2008 com o Grêmio: 71,9%. E, no fim da competição, o Tricolor gaúcho acabou vendo o São Paulo levantar a taça.

A vantagem para o segundo colocado é mínima, já que o Galo mantém apenas um ponto de vantagem para o Fluminense. Nos últimos dois anos, porém, Corinthians e o próprio Tricolor carioca tinham a mesma vantagem e ficaram com o título. Seria apenas coincidência? Para os principais perseguidores, mais um dado: o máximo de diferença que uma equipe já tirou em um turno para ser campeã foi oito pontos. Isso foi conseguido pelo São Paulo em 2008 e pelo Flamengo em 2009, o que coloca na briga, além do vice-líder Flu, o Grêmio e o Vasco. Para qualquer outro clube, o feito seria inédito.

Tabela do Brasileirão

Ao contrário do que aconteceu nas últimas duas temporadas, o G-4 do Brasileirão é formado por equipes que não têm vaga assegurada na Libertadores 2013. Portanto, não há motivo para Atlético-MG, Fluminense, Grêmio e Vasco perderem interesse ao longo da competição. E, para esses times, vale lembrar que 69% dos que estavam na zona de classificação para a competição continental ficaram com as vagas, enquanto 64% dos quatro primeiros em nove anos de pontos corridos seguiram neste seleto grupo após mais o returno.

Esta não é a primeira vez que o Galo termina entre os quatro melhores do primeiro turno. Os mineiros já fecharam a metade da competição na zona da Libertadores em 2003, mas não confirmaram a vaga e terminaram em sétimo. A boa notícia para o Atlético é que o “campeão do turno” sempre garantiu presença no torneio continental no ano seguinte, mesmo quando perdeu o título. Vasco e Flu ficaram duas vezes no G-4 do turno e se mantiveram lá em apenas uma oportunidade. O Grêmio apenas uma vez e permaneceu entre os quatro até o fim do campeonato.

 

O Figueirense vai precisar de um feito inédito para não amargar um rebaixamento na temporada 2012. Desde que o Brasileiro é disputado por 20 clubes com a fórmula dos pontos corridos, em 2006, o lanterna do primeiro turno sempre caiu para a Série B. Mesmo em 2005, com 22 times na disputa, o último colocado também não resistiu. A salvação só veio nos dois anos anteriores. Por sinal, em 2003 e 2004, todos os integrantes da zona de rebaixamento na metade do Brasileirão se salvaram no fim. Quem sabe os atuais integrantes do Z-4 não repetem a façanha.

Em números gerais da era dos pontos corridos, 34 times acabaram o turno no Z-4 (ou Z-2 em 2003) e 16, ou 47%, acabaram mesmo sendo rebaixados. Desconsiderando os três primeiros anos e contando apenas a competição com 20 participantes, o percentual de queda sobe para 58% (14 em 24). O que significa que, se a média se mantiver neste ano, pelo menos dois entre Figueirense, Sport, Atlético-GO e Palmeiras estarão disputando a Segundona em 2013.

 

Fonte: Globo Esporte

Comentários

Comentários

Mostre mais

Berg Pinheiro

Cearense nascido em Senado Pompeu no Ceará em 1988,foi radialista atualmente editor do Site Ceará Noticia.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios