Não para de crescer a pressão da sociedade pela candidatura de Lula. E isso com apoio dos mais eminentes juristas do país. Há uma semana, o jornal O Estado de SP divulgou que especialistas afirmam que Lula pode ser candidato a presidente neste ano. Agora, a revista Veja também foi ouvir especialistas e descobriu a mesma coisa.
O mais importante, porém, é nova confirmação de especialistas em direito eleitoral de que o ex-presidente pode, sim, conseguir ser candidato.
A informação foi divulgada pela insuspeita revista Veja uma semana após o jornal O Estado de São Paulo divulgar a mesma coisa.
Quem acha que Lula não conseguirá ser candidato devido à lei da ficha limpa precisa entender que não será tão simples assim à Justiça negar a candidatura do ex-presidente.
Começa pela advertência que a ONU fez ao Brasil. Segundo informação divulgada no clube de imprensa suíço em Genebra pelo advogado britânico Geofrey Robertson, conselheiro da Rainha da Inglaterra e responsável pela defesa de Lula na ONU, o organismo multilateral advertiu o Brasil para que não tome medidas que tornem inútil eventual decisão da ONU de apoiar a candidatura do ex-presidente.
Além disso, o apoio popular ao ex-presidente não para de crescer. Ele vem subindo nas pesquisas e ninguém sabe direito que consequência pode derivar de o Judiciário inventar uma lei para impedir só Lula de concorrer a uma eleição por conta de uma decisão judicial obscura e internacionalmente questionada feita sob medida para tirá-lo da eleição.
O maior medo da direita, hoje, é uma eleição presidencial sem Lula e sem candidato do PT, em que o novo presidente da República seja eleito com ínfima minoria dos votos e tendo altíssima rejeição já no início de seu governo. Disso pode derivar uma grave crise institucional.
Lula tem cada vez mais chances de ser candidato. Enquanto a pressão continuar, essas chances só farão aumentar. Quem duvida que espere para ver.