Home / Ceará / Parte das UPAs concluídas no Ceará segue sem previsão para funcionar
Do G1 CE
Do G1 CE

Parte das UPAs concluídas no Ceará segue sem previsão para funcionar

Mudanças na política e burocracia atrasam entrega das UPAs, diz Ciro.
Atualmente, 11 UPAs estão com obras concluídas e sem funcionamento.

Do G1 CE

O Secretário da Saúde do Ceará, Ciro Gomes, afirmou nesta terça-feira (22) que ainda não há previsão para a inauguração de oito unidades de pronto atendimento (UPA) em cidades do interior do Ceará.  Na segunda-feira (21), reportagem do CETV mostrou que a população reclama da falta de funcionamento das UPAs das cidades de  Pentecoste, Aracoiaba, São Benedito,Canindé, Crateús, Iguatu, Juazeiro do Norte, Tauá, Quixadá e Horizonte.

Segundo Ciro Gomes, a mudança de políticos no poder municipal após as eleições de 2012 é um dos fatores que resultou na demora das unidades. “A UPA é administrada num consórcio que envolve o Governo Federal, Governo do Estado e um consórcio de municípios. Então há um tipo de problema que deriva do acerto entre os municípios, um prefeito que desmontou sua máquina de saúde, esse é um tipo de problema”.

Ainda segundo o secretário, a burocracia também resultou em demora no processo. “Isso tem a ver com licitação, impugnação de licitação, mas o que importa é que enfim estamos inaugurando e estaremos capaz de colocar uma por semana no ar”, afirma.

No total, 11 UPAs com obras já concluídas estão sem funcionamento; oito delas devem iniciar os atendimentos ainda neste ano, segundo a Secretaria da Saúde. O caso foi criticado na Assembleia Legislativa. “Falou planejamento por parte do Governo do Estado, o que representa uma irresponsabilidade administrativa e faltou prioridade nas ações”, diz o deputado de oposição Heitor Férrer.

A base aliada justificou a demora na entrega dos equipamentos à população. “A UPA, como qualquer equipamento de complexidade, ela é construída, depois equipada e depois são chamados os recursos humanos para funcionar, e isso demanda tempo”, diz o deputado José Sarto (PROS).

Fonte: G1

Comentários

Comentários

Veja Também

982-

Onibus da empresa Guanabara e assaltado na Localidade de Parada Amil

Muitos roubos estão acontecendo a varias empresas de ônibus que passam na região de Senador ...

Deixe uma resposta