Corte no IPI mantido até o fim do ano

Presidente Dilma aproveitou o Salão do Automóvel, em São Paulo, para anunciar continuação da redução do IPI

São Paulo. A presidente Dilma Rousseff anunciou ontem a prorrogação do corte do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para os automóveis até o fim do ano. A redução deveria acabar no fim do mês.

FOTO: AGËNCIA BRASIL

Visita da presidente ao evento paulista superou as expectativas. Ela, que ia passar somente meia hora no Salão, estendeu a participação, conhecendo carros e novidades e conversando com estagiários dos estandes.

O anúncio foi feito durante a cerimônia de abertura do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo e surpreendeu os executivos do setor automobilístico, que esperavam a decisão para a próxima semana.

“Eu vim hoje aqui também anunciar que nós vamos prorrogar a redução do IPI até 31 de dezembro de 2012”, anunciou a presidente ao fim de um discurso em que citou a necessidade de as montadoras investirem mais na produção local.

O primeiro corte do IPI foi anunciado em maio deste ano, para durar até o dia 31 de agosto, mas foi estendido até 31 de outubro e agora prorrogado de novo. O imposto para modelos nacionais 1.0, de 7%, foi zerado. Para os até 2.0, que é de 11% a 13%, caiu à metade. Os preços ao consumidor tiveram redução de 5% e 10%.

Comemoração

Após a cerimônia, ao ser indagado sobre o anúncio de Dilma, o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Cledorvino Belini, deu um saltinho com os braços para o alto ao estilo Pelé comemorando um gol.

Ponte: ´escassez de veículos ainda é problema, mas fábricas terão tempo de produzir´

“O que vocês querem que eu faça?”, brincou. Ele disse que a extensão do benefício ajudará o setor automobilístico a manter uma média diária de vendas 30% superior à registrada no primeiro semestre. Belini acredita que a indústria encerrará o ano com vendas próximas a 3,8 milhões de veículos, uma alta de 5% em relação a 2011.

De surpresa

O executivo afirmou que só esperava uma decisão do governo na próxima semana, pois na segunda-feira ele tem encontro com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, e trataria do tema. Ao antecipar o anúncio, a presidente Dilma acabou com a estratégias das empresas de promover campanhas especiais de venda para o fim de semana.

Em agosto, quando venceria o primeiro período de vigência do IPI menor, foram vendidos 420,1 mil veículos, o melhor mês da história. Em setembro, as vendas despencaram 30%. O resultado parcial da primeira quinzena deste mês apontava nova queda de 10% em relação a igual período de setembro.

Regime automotivo

Em janeiro entra em vigor o programa Inovar-Auto, com novas regras para o setor, como IPI menor para quem investir em pesquisa e desenvolvimento e em carros mais eficientes, mas o corte não será imediato.

No discurso, Dilma Rousseff pediu uma indústria mais forte, menos dependente das importações e focada em inovação.

“Nós queremos gerar tecnologia, porque nosso país tem um desafio que é o da produção, e produzir vai significar ter uma imensa capacidade de inovar”.

Visita prolongada

A visita ao salão, programada para durar meia hora, se estendeu por mais de uma hora pois ela fez questão de passar por vários estandes, onde entrou em automóveis e conversou com estagiários que faziam a demonstração de modelos.

Marca de 60 mil carros fica mais próxima

Com a prorrogação do IPI reduzido, Fortaleza deverá alcançar mais facilmente a marca de 60 mil veículos vendidos em 2012, de acordo com projeção do presidente da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores do Ceará (Fenabrave-CE), Fernando Ponte, que acompanhou, em São Paulo, no Salão do Automóvel, o anúncio da presidente Dilma Rousseff.

 

Fonte: Diário do Nordeste

Comentários

Comentários

Tags
Mostre mais

Berg Pinheiro

Cearense nascido em Senado Pompeu no Ceará em 1988,foi radialista atualmente editor do Site Ceará Noticia.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios