Governo do Ceará faz a Maior Reestruturação na Policia Militar

Fortaleza –

11º Batalhão de Quixadá (Foto: Cleumio Pinto – Radialista Profissional DRT/CE 5687 – Matricula 7723
Presidente da AISC)

Trata-se da maior reforma administrativa já vivida pela instituição”, resume o comandante da PM, Cel. Werisleik Pontes Matias. “Todos os que fazemos a Polícia Militar temos essa dívida de gratidão com o governador Cid Gomes e com o secretário da Segurança Pública, Francisco Bezerra, que foi o maior defensor da LOB/PMCE”, completa o comandante.

De acordo com o secretário Bezerra, a criação de novos comandos, novos batalhões e novas Companhias, a LOB/PMCE  proporcionará, dentre outros avanços, a redução de áreas geográficas de comando. “Com uma área menos extensa, cada comandante terá como cuidar das suas missões de forma mais incisiva, mais detalhada”, explica. Um desses exemplos é o CPC (Comando de Policiamento da Capital), que  passará a cuidar do Policiamento Ostensivo Geral de Fortaleza, sem a Região Metropolitana. A nova Lei cria o Comando de Policiamento Metropolitano (CPM) e Comando de Policiamento Especializado (CPE). Com isso, só a Capital e a Região Metropolitana passam de dois Batalhões e 11 Companhias para cinco Batalhões e 20 Companhias. “O ganho é inestimável. Teremos áreas geográficas menores para patrulhar, com distribuição de efetivos mais específica e oficiais mais bem distribuídos”, compara o comandante da PM. “Esta providência insere, definitivamente e com louvor, os nomes do governador Cid Gomes e do secretário Francisco Bezerra na história da Polícia Militar do Ceará”, avalia o Cel. Werisleik.
O CPM contará com quatro novos Batalhões: 12°, em Caucaia; 14°, em Maracanaú; 15°, em Eusébio; e o Batalhão de Guardas (que atuará no patrulhamento dos presídios situados na área da Região Metropolitana de Fortaleza). “Repare que, na Região Metropolitana, passamos de apenas duas Companhias para quatro Batalhões e 14 Companhias. Não dá para comparar. É um avanço incomensurável”, reitera o comandante da PM.
Interior
O Comando de Policiamento do Interior – que antes da nova LOB/PMCE cuidava de tudo que não fosse Fortaleza e área Metropolitana, será dividido em dois: CPI Sul e o CPI Norte. O CPI Norte terá quatro Batalhões: 3°, em Sobral; 4°, em Canindé; 7°, em Crateús; e, 11°, em Itapipoca. Já o CPI Sul terá cinco Batalhões, sendo o 1° em Russas; 2°, em Juazeiro Norte; 9°, em Quixadá; 10°, em Iguatu; 13°, em Tauá.
Além disso, com os CPIs Norte e Sul, o Interior do Estado ganha 18 novas Companhias. “Isso significa que, municípios importantes e que antes eram contemplados com apenas um simples destacamento de Polícia, passarão, no futuro, a contar com uma Companhia, com mais efetivo e oficiais no comando. Com essas medidas, o governador Cid Gomes dá à Polícia Militar do Ceará condições e estrutura administrativas modernas para, no mínimo, três décadas vindouras”, destaca o secretário de segurança, Francisco Bezerra. Receberão novos Companhias da PM no CPI Sul: Aracati, Limoeiro do Norte, Morada Nova, Icó, Várzea Alegre, Mombaça, Senador Pompeu e Parambu.
Já no CPI Norte, recebem novas Companhias da PM os municípios de Redenção, Guaramiranga, Pentecoste, Boa Viagem, Santa Quitéria, Nova Russas, Massapê, Paracuru e Acaraú. “Só no interior, ganhamos quatro novos Batalhões e 18 Companhias. Nunca se viu isso no Estado do Ceará. Em tempo algum”, ressalta o Cel. Werisleik.
Policiamento no Interior
O Comando de Policiamento Especializado (CPE), também criado no âmbito da nova LOB/PMCE, terá sob sua batuta todas as forças especiais da PM: Batalhão de Choque (com cinco Companhias); Batalhão Raio (BPRaio); Batalhão de Policiamento Ambiental (antiga Companhia de Policiamento Ambiental); Cavalaria (que passa de um Regimento para quatro Esquadrões); Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur) – que passa a contar com quatro Companhias: Fortaleza, Gijoca de Jericoacoara, Trairi e Fortim; Batalhão de Policiamento Patrimonial (que cuida da segurança de prédios públicos); e Batalhão de Eventos (antiga Companhia de Eventos).
Assessoria de Imprensa da SSPDS
Henrique Silvestre ( ascom@sspds.ce.gov.br / 85 3101.6517 – 3101.6518)
Fonte: Blog Pinto News ( Cleumio Pinto)

Comentários

Comentários

Mostre mais

Berg Pinheiro

Cearense nascido em Senado Pompeu no Ceará em 1988,foi radialista atualmente editor do Site Ceará Noticia.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios