Greve dos bancos vai começar nesta Terça-Feira 18

A única atividade garantida com a greve dos bancários é a compensação de cheques

FOTO: ALCIDES FREIRE

Está marcada para amanhã a greve dos trabalhadores em bancos, deflagrada em assembleia do Sindicato dos Bancários do Ceará no último dia 12. Para ter acesso aos serviços de internet e mobile banking (via celular) é necessário fazer cadastro até hoje no seu banco. A única atividade garantida com a paralisação é a compensação de cheques. Ficam comprometidas aberturas de contas, cadastros (como Bolsa Família), financiamentos, problemas com senhas e aplicações financeiras. Contudo, é possível utilizar canais alternativos para ter acesso a vários serviços.

Para usar o banco online, é preciso efetuar cadastro na instituição financeira. Procure esta alternativa para fazer transações.

Opção

Nos correspondentes bancários (lotéricas, agências dos Correios, farmácias, redes de supermercado) é possível realizar desbloqueio de cartão, depósitos, pagamentos, saques e consulta de saldo. Nos caixas eletrônicos também estão disponíveis estes serviços, exceto o desbloqueio.

Prejuízo

Quem se sentir prejudicado com o período de greve pode reunir documentos que comprovem que houve perda financeira – como em situações de problema com senha ou mesmo a demora de análise de financiamentos. É recomendado fazer Boletim de Ocorrência (BO), encaminhar e-mail para a ouvidoria do banco e emitir Notificação Extrajudicial em cartório, nos casos mais graves.

Reivindicações

Em todo o Estado, são cerca de 10 mil bancários. O reflexo do movimento depende da adesão. Dentre as reivindicações estão reajuste de 10,25% (reajuste real de 5%), Participação nos Lucros e Resultados de três salários mais R$ 4.961,25 fixos, aumento das contratações, fim das terceirizações, auxílio-refeição e cesta alimentação cada um igual ao salário mínimo e projeto-piloto para segurança bancária. No País, são cerca de 500 mil bancários representados pelo Comando Nacional.

O reajuste real oferecido pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) é de 0,7%. Por meio da sua assessoria, a Fenaban afirmou que a proposta dos bancos está na mesa de negociações para ser debatida.

Fonte: Diário do Nordeste

Comentários

Comentários

Mostre mais

Berg Pinheiro

Cearense nascido em Senado Pompeu no Ceará em 1988,foi radialista atualmente editor do Site Ceará Noticia.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios