Os crimes contra instituições financeiras apresentaram redução de 66% no Ceará em 2019. O dado da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) mostra que ano passado, entre os meses de janeiro e dezembro, foram 14 ocorrências contra bancos, sendo que em 2018 os casos chegaram a 41.
Outro dado positivo são os ataques contra carro-forte em 2019, quando por quatro meses – junho, agosto, setembro e novembro – nenhum caso foi registrado. A redução foi de 100% em relação ao ano anterior durante o mesmo período. Em 2018, esses mesmos meses tiveram, respectivamente, quatro, três, cinco e quatro casos.
O secretário da Segurança, André Costa, ressalta o trabalho integrado entre as polícias Civil e Militar e a troca de informações com outros estados da região Nordeste. Ele frisa que os criminosos atuam em outros territórios nordestinos e a integração com a Polícia Federal (PF) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF), além da expansão do uso do Spia (Sistema Policial Indicativo de Abordagem) e o Big Data, tem colaborado com os resultados.
Ainda sobre as ações, o secretário afirma que há o fortalecimento de policiamento ostensivo nas cidades interioranas e cita a criação do Batalhão de Divisas, além do trabalho de investigação da Polícia Civil, em específico da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF). Além disso, ele citou o patrulhamento aéreo.
Fonte: opovo