Iguatu cria espaço temático para festividades infantis

Praça da Criança, espaço decorado com bonecos e brinquedos, no Centro do município. A meta é ampliar as áreas de lazer.

Iguatu Crianças e adolescentes, moradores desta cidade, localizada na região Centro-Sul, vivem a expectativa de realização da quinta edição da Cidade da Criança. O evento, que será realizado a partir da próxima sexta-feira, e prossegue até o dia 14, oferece uma programação variada com parque de diversões, circo, shows, desfiles, festival de guloseimas e muitas brincadeiras. Neste ano, as atividades serão realizadas na Praça da Criança, que foi inaugurada em janeiro passado, um espaço temático com passarela, brinquedos e bonecos gigantes de heróis e personagens infantis.

Antes, a programação acontecia no espaço do Iguatu Festeiro. A festa começa a partir das 17h, com acesso gratuito. Os organizadores do evento estimam um público, a cada noite, de 15 mil pessoas.

Na sexta-feira, à noite, haverá show com a Trupe Palhaço Risadinha e no sábado, dia 13, será a vez da Barca Maluca animar a criançada. No encerramento, domingo, o apresentador Yudi apresenta show e promete animar o público infantil e juvenil. A Cidade da Criança é uma realização da Prefeitura Municipal de Iguatu, com o apoio dos governos federal e estado.

Lazer

A secretária de Cultura de Iguatu, Diana Mendonça, disse que o evento objetiva oferecer oportunidade de lazer, arte e diversão para todos os moradores. “As crianças e adolescentes de famílias de baixa renda que têm dificuldades de acesso aos shows e programações culturais privadas são atendidas de forma igualitária”, observou. “O nosso esforço é para oferecer um atrativo cultural para todos, num clima de muita alegria”.

A Cidade da Criança oferece um espaço de discussão sobre os direitos das crianças e dos adolescentes. Há em funcionamento a Rádio Comunitária Cidadã, um sistema com caixas de som espalhadas em torno da praça que apresenta música, entrevistas, debates com autoridades, professores e o público jovem.

A rádio discute sobre políticas públicas para os jovens, aplicação de seus direitos e debate acerca de medidas de proteção e prevenção ao uso de drogas e de violência. “Temas de interesse da juventude são discutidos de forma inovadora”, disse a secretária de Educação, Benildes Uchoa. “A experiência do ano passado mostrou que a ideia de implantar a rádio deu certo, porque a participação foi elevada e os alunos mostraram interesse em participar”.

A programação vai se estender por mais duas praças que ficam localizadas em área contígua à Praça da Criança. Recentemente, a Prefeitura inaugurou a área de lazer Henrique Bandeira, que também vai oferecer espaço de diversão para os participantes do evento. “Os alunos participam em caravana de escolas públicas municipais e haverá transporte para os estudantes moradores da zona rural”, explicou Diana Mendonça. “As brincadeiras e atividades de arte e cultura são orientadas e com supervisão de monitores”.

Guloseimas

A programação oferece festival de guloseimas, que inclui docinhos, pipoca e picolé, festival de dança, desfile para a escolha da Miss Adolescente, apresentações de músicas, shows, teatro de palco e de bonecos, hip-hop e danças regionais, além de roda de capoeira. Acontecem ainda atividades de leitura, produção de desenhos e oficina de pintura de rosto e maquiagem.

O prefeito Agenor Neto disse que o esforço da Prefeitura é para oferecer atividades culturais e de lazer com espaço para cidadania e cultura. “Não é uma programação só festiva. Há informações e discussões sobre o respeito aos direitos da criança e do adolescente. Faz parte das nossas políticas públicas”.

Fonte: Diário do Nordeste

Comentários

Comentários

Mostre mais

Berg Pinheiro

Cearense nascido em Senado Pompeu no Ceará em 1988,foi radialista atualmente editor do Site Ceará Noticia.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios