Pesquisa mostra que Ceará tem maior torcida da capital

Na arquibancada, Ceará e Fortaleza se igualam em média de público. Na pesquisa, alvinegros são maioria

Ceará é o time com mais torcedores na Capital cearense, segundo pesquisa.

Segundo dados apresentados pela nova pesquisa O POVO/Datafolha, os alvinegros são maioria entre os fortalezenses. Com 28% dos entrevistados, o Ceará aparece como o time de maior público na capital. O rival Fortaleza vem em segundo lugar, com 21%. Equipes locais aparecem à frente de clubes do sudeste, Corinthians (8%) e Flamengo (7%).

 

A pesquisa O POVO/Datafolha foi espontânea e ouviu 827 pessoas na cidade de Fortaleza, entre os dias 29 e 30 de agosto. No procedimento de campo, não foi permitido ao entrevistado escolher dois times. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

 

Em Porangabuçu, o resultado positivo para o clube alvinegro na pesquisa rendeu elogios do presidente do Ceará, Evandro Leitão, ao seu torcedor. Para ele, a fidelidade é grande responsável pela vitória na pesquisa.

 

“A torcida do Ceará está, sobretudo, presente nos bons e maus momentos vividos pelo clube. Ela sempre foi a maior do Estado e uma das maiores do Norte e Nordeste. Tem crescido cada vez mais, tendo em vista a recuperação que o clube teve nesta atual gestão”, destacou o dirigente.

 

Sobre a quantidade ascendente de torcedores jovens, Evandro Leitão exaltou a importância de valorizar e elaborar mais campanhas para cativar as novas gerações de alvinegros. “A renovação do torcedor é muito importante. Temos uma preocupação especial, no sentido de atrair o garoto, jovem e adolescente para ser um futuro consumidor e torcedor do Ceará”.

 

Já no Pici, não há preocupação por parte da diretoria tricolor. De acordo com o diretor de marketing do Fortaleza, Fábio Mota, o percentual gerado a partir das centenas de entrevistados não é suficiente para retratar a realidade.

 

“Nós consideramos os números de estádio. O Fortaleza tem dez dos 15 maiores recordes de público no PV. Não é só a maior, mas também é aquela que mais faz festa e vai aos jogos. O momento em que são feitas essas pesquisas interfere, mas podemos ver qual torcida é a maior por essas estatísticas”, defende o representante tricolor.

 

Fábio Mota usa, também, levantamentos envolvendo vendas de produtos e artigos relacionados ao clube. “A mesma fábrica produz os nossos uniformes e do time rival. O número que se vende do Fortaleza é infinitamente superior. O Timemania, loteria da Caixa, também tem o Fortaleza como o primeiro do Estado há anos”, argumenta.

 

Natural

Diretoria do Ceará elogia os números. No Fortaleza, há argumentos para questionar.

28% Ceará

Liderança do Ceará vem com sete pontos percentuais acima do Fortaleza. Pesquisa ouviu torcedores na Capital

 

Mulheres

Percentual de mulheres que não têm time para torcer ainda é alto: 37% disseram ‘não’ para qualquer time

 

Os números


Números totais

Ceará – 28%

Fortaleza – 21%

Corinthians – 8%

Flamengo – 7%

Nenhum – 27%

 

Por escolaridade

(Ensino superior)

 

Ceará – 32%

Fortaleza – 22%

Corinthians – 8%

Flamengo – 7%

Nenhum – 27%

 

Por sexo

(feminino)

Ceará – 22%

Fortaleza – 20%

Flamengo – 7%

Corinthians – 2%

Nenhum – 26%

 

Por sexo

(masculino)

Ceará – 35%

Fortaleza – 21%

Corinthians – 9%

Flamengo – 8%

Nenhum – 15%


Fonte: O POVO / Datafolha, com 827 pessoas nos dias 29 e 30/8/2012

 

 

Comentários

Comentários

Mostre mais

Berg Pinheiro

Cearense nascido em Senado Pompeu no Ceará em 1988,foi radialista atualmente editor do Site Ceará Noticia.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios