Juazeiro deve receber 400 mil fiéis em romaria

A área da Praça do Socorro será liberada durante a Romaria de Nossa Senhora das Dores para dar acesso aos devotos à capela, onde estão sepultados os restos mortais do Padre Cícero (Foto: Elizângela Santos/Diário do Nordeste)

A cidade se prepara para a segunda maior romaria do ano, com a perspectiva de receber cerca de 400 mil fiéis do Padre Cícero. Trata-se da Romaria de Nossa Senhora das Dores, que acontece de 2 a 15 de setembro. No próximo dia 28, setores da administração municipal, Igreja e entidades de classe se reúnem para os acertos finais da organização da festa. As pousadas, hotéis e ranchos já estão com as reservas praticamente esgotadas para o período. A romaria da “Mãe das Dores” é a mais festejada da cidade, com diversas atrações até a procissão, na tarde do dia 15.

Neste ano, em virtude da obra do Roteiro, algumas áreas estarão interditadas, mas a previsão é de que a Praça dos Franciscanos seja entregue até o dia 6 de setembro. A Praça do Socorro, na área onde se encontra o túmulo do Padre Cícero, um dos espaços mais visitados na romaria, serão retirados os tapumes.

O piso da praça de frente à capela está sendo retirado, para abrir passagem para os romeiros. Segundo o secretário de Turismo e Romaria de Juazeiro, José Carlos dos Santos, os preparativos estão sendo organizados, no sentido de atender o mesmo esquema de organização das romarias anteriores, sem a presença de vendedores nas ruas. Ele disse que a fiscalização será mantida, para que as vias principais, como a Padre Cícero e a Rua São Pedro, estejam liberadas, facilitando o fluxo de veículos.

A reunião com os setores da saúde, ação social, segurança e Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) trará os pontos estratégicos onde haverá a atuação dos agentes. Também será divulgada a programação religiosa da festa, que conta com atrações como a procissão das carroças e dos carros, no dia 14.

José Carlos afirma que, em mais um ano de romaria, haverá a premiação dos veículos mais bem ornamentados com os motivos religiosos, a contar também com a alegria dos ocupantes dos veículos. Quilômetros de carros seguem, na tarde do dia anterior da grande procissão, saindo da Avenida Leão Sampaio, em direção à Basílica de Nossa Senhora das Dores, saudando a padroeira por toda cidade.

Os romeiros agradecem, nesse momento, a acolhida ao povo de Juazeiro do Norte, presenteando a população com bombons. O secretário também ressalta o fortalecimento da segurança neste ano, com o funcionamento do sistema de monitoramento, que já se encontra em execução na cidade.

Pontos estratégicos estarão sendo monitorados. Conforme ele, um helicóptero da Polícia Militar já está na cidade para dar cobertura ao evento. Nos últimos anos, a PM tem atuado com um veículo na Praça dos Romeiros, no atendimento da população, além de inserir câmeras de segurança na área.

Praça do Socorro

Em visitas às obras do Roteiro da Fé, nesta segunda-feira, após a missa do Padre Cícero, no último dia 20, o secretário anunciou que os tapumes da Praça do Socorro serão retirados durante a realização da romaria.

A decisão visa a facilitar a peregrinação dos fiéis junto à capela. Porém, a área de frente ao Memorial Padre Cícero, na Praça do Centenário, continuará interditada em virtude das obras, mas será inserido um corredor, permitindo a passagem dos que desejarem visitar o local. José Carlos disse que será realizado apenas o fechamento em frente à Capela do Socorro para complementar o piso da praça até a porta do templo.

Essa interdição, conforme acrescentou, será por uma semana e os acessos à capela e cemitério serão pelas laterais. Entre a Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores e o complexo Memorial e Capela do Socorro, pela antiga Rua do Brejo, São José e Cruzeiro, serão delimitados os espaços dos peregrinos entre os dois templos. Além do piso, a área receberá nova iluminação, bancos, jardineiras, arborização e sinalização. Nesse trecho, o tráfego será limitado, respeitando a parte dos moradores com garagem na área, cujas obras começarão em breve.

Além dessas mudanças, a festa será realizada em período eleitoral, de 9 a 15 de setembro. Não poderá ser veiculada propaganda em carros de som nos locais de visitação dos fiéis. Também não serão permitidas carreatas e passeatas nas área de aglomeração. Essas normas estão inseridas no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), em reunião na Justiça Eleitoral com os representantes de todas as coligações partidárias que atuam na área.

A grande movimentação dos romeiros na cidade acontece mesmo durante a fase final da romaria. Normalmente, a chegada acontece a partir do dia 10. Até lá, os festejos estão restritos aos devotos de Nossa Senhora das Dores, na própria região e em Juazeiro do Norte.

Mais informações

Secretaria de Turismo e Romaria
Praça do Cinquentenário
Memorial Padre Cícero
Juazeiro do Norte – CE
Telefone: (88) 3511.4040

Fonte: Diário do Nordeste

Comentários

Comentários

Mostre mais

Berg Pinheiro

Cearense nascido em Senado Pompeu no Ceará em 1988,foi radialista atualmente editor do Site Ceará Noticia.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios